Dez animais mortos por envenenamento em Linhares

Dez animais mortos por envenenamento em Linhares, Ao menos 10 animais do bairro Santa Cruz foram mortos por envenenamento nas últimas semanas. Na noite dessa segunda-feira (22), uma audiência pública discutiu o que pode ser feito para diminuir os maus-tratos de animais no município.  A Polícia Civil não informou se está investigando a morte dos animais.

Dez animais mortos por envenenamento em Linhares

Imagem ilustrativa

Os moradores acreditam que ao menos sete cães e três gatos tenham sido mortos por envenenamento. Uma delas foi a rottweiler Shakira do comerciante Amilton Silva. Ele contou que a cadela fazia a segurança do material de construção dele quando foi encontrada morta sobre um pilha de blocos de concreto.

“Minha esposa foi a primeira pessoa que encontrou ela ensanguentada, babando muito. Ela morreu nos braços da minha esposa. Está acontecendo uma onda de envenenamentos aqui no bairro, foram vários envenenados”, relata o comerciante.

Desde então, Amilton mantém o outro cachorro da família, o Thor, dentro de uma casinha por medo que ele seja envenenado também. A dona de casa Giliane Matos mora em frente ao depósito. Ela teve três cães mortos e tenta impedir que os dois gatos que sobrevivem saiam de casa para não sofrerem com a maldade.

“Eu fiquei muito triste e fiquei até uma semana sem me alimentar direito, porque eu gostava muito deles. Eu estou com medo e segurando meus gatos para eles não irem para rua”, contou.

A coordenadora de um Organização Não Governamental (ONG) de proteção aos animais, Roziane Scandian, estima que ao menos 4 mil animais estejam abandonados no município. Ela defende a criação de uma diretoria de bem estar animal para diminuir os maus tratos e a criação de leis específicas.

Uma audiência pública para discutir o que pode ser feito em relação a crueldade com os animais foi feita na noite de segunda-feira (23). A Polícia Civil não informou se está ou não investigando a morte dos animais e disse que recebe as denúncias pelo telefone 181.

Leia mais notícias da cidade de Linhares