Detran|ES reforça parceria com equipes de assistência social com vistas ao CNH Social 2020

As inscrições do programa CNH Social 2020 ainda não foram lançadas.

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) reuniram secretários de Assistência Social dos municípios e equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o Estado para apresentar o formato do programa CNH Social em 2020. A versão deste ano será lançada em breve pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira.

O diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Detran|ES, Marcus Perozini, destacou a importância da parceria entre os órgãos para o sucesso do programa.

“O programa utiliza dados informados pelos cidadãos no Cadastro Único. Essa integração é importante porque os beneficiários do CNH Social são os cidadãos que foram ou terão que ir até os Cras para atualizar seus dados. Então, temos que estar preparados para informar os capixabas que desejam se habilitar ou mudar de categoria, mas não têm condições financeiras para arcar com os custos do processo. Sabemos que obter a CNH Social e também se capacitar nos cursos que estão sendo oferecidos pelo programa proporciona uma oportunidade a mais para conseguir um emprego e esse é o objetivo principal do programa”, disse Perozini.

Além da equipe da Coordenação de CNH Social do Detran|ES, que apresentou o programa, estiveram presentes na reunião a subsecretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social da Setades, Sandra Shirley de Almeida, a gerente de Benefícios e Transferência de Renda da Setades, Rosana Foerste, secretários de Assistência Social dos municípios e as equipes dos CRAS de todo o Estado.

CNH Social

As inscrições do programa CNH Social 2020 ainda não foram lançadas, mas como no ano passado, será necessário estar com cadastro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para se inscrever.

Serão oferecidas 40% das vagas para Primeira Habilitação, 40% para Mudança de Categoria D ou E e 20% das vagas para Adição de Categoria A ou B.

Com foco na capacitação profissional, desde fevereiro deste ano os beneficiários do CNH Social que buscam qualificação profissional já podem se inscrever gratuitamente em Cursos Especializados de Condutores Profissionais em empresas localizadas na Grande Vitória e no interior. A Etapa de Capacitação do programa oferece duas mil vagas para as especialidades: transporte de produtos perigosos; escolar; coletivo de passageiros; carga indivisível e de veículos de emergência.

Os interessados devem se atentar aos requisitos no site do Detran (www.detran.es.gov.br) e buscar o endereço da empresa credenciada mais próxima de seu domicílio para realizar a matrícula. As aulas serão presenciais e terão as seguintes cargas horárias: 50 horas/aula para curso especializado primário e 16 horas/aula para curso especializado atualização. Os Cursos Especializados estão previstos no CTB por meio de Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).