error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Detran|ES lança jogo virtual para trabalhar educação de trânsito com público jovem


Detran|ES lança jogo virtual para trabalhar educação de trânsito com público jovem 1
O jogo Na Rota do Bem pode ser acessado no site www.detran.es.gov.br por meio do celular, do computador ou do tablet e é recomendado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

Com foco na inovação para realizar abordagem educativa com crianças e adolescentes, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibiliza em seu site oficial um jogo educativo on-line, chamado Na Rota do Bem, em que apresenta diversas situações ao usuário para que decifre mensagens e identifique, em uma cidade virtual, os moradores que obedecem às regras de trânsito. A ferramenta foi lançada, em primeira mão, no último final de semana durante o evento automotivo Mega Pit Stop, na Praça do Papa, em Vitória.

O enredo do jogo virtual desafia os usuários com oito missões e uma contagem regressiva para que, com uma lupa e dicas em mãos, os “detetives” possam encontrar as pessoas que são bons exemplos no trânsito, respeitando o espaço coletivo, sobretudo, para a proteção dos mais vulneráveis nas vias, como os idosos, crianças e pessoas com deficiência. A iniciativa, de acordo com a diretora geral em exercício do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, é mais uma estratégia inovadora para que a mensagem educativa chegue de uma forma pedagógica, lúdica e atrativa, principalmente, nas crianças e nos adolescentes.

“A pandemia desafia todos a uma reinvenção e, com o Detran|ES não é diferente. Na gestão do diretor geral Givaldo Vieira, avançamos muito na digitalização dos serviços. E, com a inviabilidade de seguirmos realizando ações educativas nas escolas por todo o Estado e no espaço Detranzinho, na Serra, de forma presencial, disponibilizamos esse jogo educativo on-line, que foi desenvolvido levando em consideração conceitos da educação de trânsito, abordando os comportamentos que todos, como atores do trânsito, desde pedestres a motoristas, devemos ter para evitarmos acidentes, reduzindo o número de mortes e pessoas com sequelas permanentes”, pontua Édina Poleto.

O jogo Na Rota do Bem pode ser acessado no site www.detran.es.gov.br por meio do celular, do computador ou do tablet e é recomendado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

Mega Pit Stop

Entre a última sexta-feira (11) e o domingo (13), o Detran|ES levou orientações sobre o processo de Habilitação, Regularização de Veículos, Procedimentos de Infrações e Penalidades, além de ações de educação de trânsito para o evento automotivo Mega Pit Stop. O público presente tirou dúvidas, por exemplo, sobre a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o prazo de validade da CNH, como transferir a Habilitação e sobre como realizar a transferência do veículo.

Na parte das ações educativas, entraram em cena jogo Na Rota do Bem, painéis com alusão à faixa de pedestres utilizada pelos Beatles na capa do álbum Abbey Road para as pessoas fotografarem, um espaço que, ao passo que as pessoas retiravam broches com mensagens educativas, uma frase com viés conscientizador era descoberta, e uma câmara escura estilizada com imagens e frases fluorescentes com a abordagem sobre a importância do ver e ser visto no trânsito

O empresário Emerson Calvo interagiu com as ações e considerou extremamente válidas as iniciativas para conscientizar, principalmente, os jovens. “A educação de trânsito na base é fundamental. E passei isso na pele. Minha filha teve uma palestra na escola sobre a temática ‘trânsito’ e, dias depois, estávamos no carro, fui mexer no celular e ela chamou a minha atenção”, revelou o empresário.

“Não dirijo, mas vejo gente fazendo besteira, sempre, no trânsito. É gente que não atravessa na faixa, porque acha que é mais fácil o outro caminho. Gente que acha que é só uma dose de bebida. Perdi há 30 anos um primo e uma prima em acidente, uma perda que nos marca até hoje. Por isso, tenho muito cuidado no trânsito”, contou Joselma Soares, a Jô, paulista radicada em Vitória, que também participou da ação.

Com a filha nos colos, o vendedor Mario Guimarães, segurando os três broches que escolheu, apontou para um deles e disse: “o primeiro que sigo é esse, com a mensagem “se bebo, não dirijo”. Sempre respeito essa atitude, ainda mais que sou pai e sei a responsabilidade que tenho com minha família. Quero, sobretudo para a minha filha, um trânsito melhor a cada dia, com mais respeito e punições de fato para quem infringe a lei de trânsito”.

No evento, o Detran|ES utilizou promotores devidamente customizados, orientados para cumprirem os protocolos de segurança para evitar a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), visando à divulgação do jogo on-line educativo, ao estimularem os presentes a acessarem ao QR Code que possibilitava a conexão.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe