Detran ES recebe prêmio nacional por ações do “Maio Amarelo”

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) foi premiado nacionalmente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) pelas mais de 100 iniciativas e ações promovidas durante a programação do “Maio Amarelo” no Estado. O reconhecimento ocorreu na última sexta-feira (28), em Natal, no Rio Grande do Norte, na cerimônia de encerramento do “Maio Amarelo 2019”, que condecorou os destaques do país pelas práticas realizadas durante o mês para reduzir e prevenir acidentes de trânsito.

Na cerimônia, o Detran|ES recebeu uma medalha de reconhecimento pelo número de ações educativas realizadas e pela quantidade de pessoas impactadas no Espírito Santo.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que o Governo do Estado, sob a liderança do governador Renato Casagrande, segue no caminho certo de investir em educação de trânsito aliado ao fortalecimento da fiscalização integrada para superar o desafio que é a redução de mortes em acidentes.

“Temos posicionado o Detran|ES cada vez mais com proatividade na educação voltada para o trânsito e na formulação de políticas públicas. Estamos em tratativas junto Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para a estruturação da Escola Pública de Trânsito e não abrimos mão de promover palestras, atividades lúdicas e campanhas educativas envolvendo todos os setores da sociedade. Agradeço e parabenizo todos os servidores do Detran|ES, além das instituições parceiras, pelos prêmios”, salienta Givaldo Vieira.

Além disso, a diretora técnica do órgão, Édina de Almeida Poleto, recebeu um troféu como representante destaque na modalidade “Poder Público” no Brasil. O Detran|ES foi um dos três indicados no país.

A diretora premiada ressalta a importância do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) realizar esse evento, que incentiva o registro das ações e demonstração da força do Movimento no Estado.

“Esse reconhecimento nos motiva a fazer cada vez mais, em maio e em cada mês do ano, com objetivo de que outras famílias não sofram com o que, infelizmente, chamamos de acidentes. A premiação é de todos que integram o Detran|ES e que trabalham intensamente durante o mês inteiro para impactar o maior número de pessoas possível, mas também de todos que se envolveram, como prefeituras, Polícia Militar/BPTRan, Polícia Rodoviária Federal (PRF), empresas, escolas, familiares que perderam entes queridos, integrantes do Movitran e tantos outros que, direta ou indiretamente, contribuíram durante o mês de maio para levar a conscientização a todos e promover um trânsito mais seguro no Estado”, afirma.

A gerente de Educação no Trânsito e Estatísticas do Detran|ES Sheila Silverol, que representou o Órgão na solenidade, trata do reconhecimento representado pela premiação. “Esse prêmio é um reconhecimento para nós que nos dedicamos a trabalhar o Movimento Maio Amarelo no Estado. Toda a equipe do Detran|ES é vencedora porque lutamos durante todo o ano e ainda mais intensamente no mês de maio pela valorização da vida”.

Maio Amarelo no ES

Durante todo o mês de maio, o Detran|ES realizou 116 ações educativas de conscientização para um trânsito mais seguro em instituições de ensino, empresas, aeroporto e nas ruas, com palestras, atividades voltadas para crianças, abordagens educativas com condutores e pedestres e passeios ciclísticos em 17 municípios capixabas, além da ação de parceiros em todo o Estado. Cerca de 45 mil pessoas foram impactadas pelas ações e receberam informações importantes para adotarem comportamentos seguros e contribuírem para a redução do número de acidentes no Espírito Santo.

Dentre as atividades inovadoras realizadas pelo Detran|ES em parceria com outras instituições no “Maio Amarelo 2019” estão: ações no Aeroporto de Vitória; blitzes educativas para motociclistas em todas as regiões do Estado junto ao BPTran; ruas coloridas de amarelo na Grande Vitória com estrutura e dinâmicas que envolviam crianças, adolescentes e adultos na educação para o trânsito; e, em parceria com a CDL Vitória, coloriu mais de 500 lojas de amarelo no dia 22 de maio, com bexigas, adesivos, cartazes e campanhas de vendas. Todas essas atividades contaram com a participação das agentes de educação do Detran e do Yellow Group, outra inovação deste ano, formada por agentes customizados de amarelo, que fizeram apresentações lúdicas sobre a valorização da vida no trânsito em todo o Estado.

Lançamento no ES

Pela primeira vez o “Movimento Maio Amarelo”, que busca alertar e mostrar às pessoas a dimensão que os acidentes de trânsito têm no mundo todo, foi lançado nacionalmente no Espírito Santo. A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, no dia 24 de abril, e contou com a presença do governador, Renato Casagrande, do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, e do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho.

O movimento internacional, que acontece em 29 países, busca alertar e mostrar a dimensão que os acidentes têm no mundo. O tema deste ano, “No trânsito, o sentido é a vida”, foi definido em fevereiro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e teve o objetivo de estimular em toda a sociedade ações voltadas ao fortalecimento das medidas preventivas para maior segurança e, em consequência, para preservar a vida.

Premiação

A cerimônia de encerramento do “Maio Amarelo 2019” premiou as ações que mais disseminarem os conceitos e práticas propostas pelo “Maio Amarelo”, de conscientização para a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam. Foram condecoradas as iniciativas e ações de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais se destacaram.

Também foi um momento em que representantes do movimento, empresas, municípios, parceiros, apoiadores e autoridades puderam conhecer um pouco mais das boas práticas realizadas durante o mês de maio de 2019 em todo país e também alguns dos destaques do Movimento.