Cultura em Toda Parte – Módulo Norte realiza mais de 50 apresentações artísticas gratuitas

As apresentações acontecem em cinco fins de semana, atendendo de forma virtual cinco microrregiões do Estado.

 

Um passeio virtual pela produção cultural de 35 cidades da região norte e Metropolitana do Espírito Santo. Essa é a proposta do projeto Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, que acontece em formato on-line nos fins de semana, entre os dias 25 de junho e 25 de julho, a partir das 18 horas, nos canais da Secretaria da Cultura (Secult) e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) no YouTube, e da TV Educativa do Espírito Santo (TVE), além de ser transmitido pela TVE.

Nesta nova etapa, que marca a fase final do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, o público irá conferir 59 atrações de diversos gêneros artísticos, que foram selecionadas por meio de chamada pública, que aconteceu entre os dias 02 e 17 de abril, em formato online.

As apresentações acontecem em cinco fins de semana, atendendo de forma virtual cinco microrregiões do Estado, a partir de suas cidades sede:

 

Microrregião Metropolitana – Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória;

 

Microrregião Sudeste Serrana – Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante;

 

Microrregião Central Serrana – Afonso Cláudio, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá;

 

Microrregião Nordeste – Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo, Pinheiros e São Mateus;

 

Microrregião Noroeste – Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.

 

“Esta última etapa do projeto Cultura em Toda Parte – Módulo Norte comprova o talento e a qualidade do trabalho dos artistas que produzem no Espírito Santo. Da música ao teatro, passando pelo circo, contação de histórias e demais expressões culturais, esse grupo de profissionais apresenta um recorte potente e plural da criatividade dos artistas do nosso estado” afirmou Lucia Caus, diretora do IBCA e responsável pela realização do projeto.

 

Programação

Vitória

O Cultura em Toda Parte – Módulo Norte começa pela Microrregião Metropolitana, tendo como cidade sede Vitória. Na sexta-feira (25), quem abre a programação é a contação de histórias Contos de Encantar, com Gab Kruger. Na sequência, a música toma conta do palco virtual com o grupo Tria. Depois, Raimundo Machado e Convidados apresentam o show Encontro de Gerações do Choro Capixaba. Encerrando a noite, Tunico da Vila e a apresentação Salve a Batucada, Salve o Samba.

No sábado (26), Samir Lima abre as apresentações com a contação de histórias Lendas Capixabas Cantadas. Depois o samba pede passagem, com Monique Rocha e a apresentação Sou Negra. Na sequência, Roberta de Razão traz um show que reúne músicas autorais e clássicos do pop brasileiro. Fechando a noite, a Companhia Flores Nômades de Teatro e o espetáculo Flor de Cactus.

No domingo (27), a contação de histórias Dançando Histórias, de Ana Paiva, abre a programação. Na sequência, Bárbara Grecco faz o show de lançamento do álbum Atraverso. Fechando a noite, o cantor Manfredo e o seu espetáculo Canções de Afeto.

 

Afonso Cláudio

No segundo fim de semana, a Microrregião Sudeste Serrana recebe a programação do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, e Afonso Cláudio é a cidade sede do projeto. A programação começa na sexta-feira (02), com o espetáculo Quando Acordar a Cidade, da Associação Sociedade Cultura e Arte Soca. Depois, o público vai conferir o show Conversações, com A Sofista. Na sequência, a dança é destaque com Vivian Cunha e a performance Corpo Memória. Fechando a sexta-feira, o show Violão Capixaba, com Jean e Paulinho.

Abrindo a programação do sábado (03), a força dos tambores com a Banda Afrozumba e o show Negras Memórias. Depois, Emerson Xumbrega e Banda apresentam a Roda de Samba de Bamba. Na sequência, Carlinhos Rocha apresenta o show For Home. Encerrando a noite, a contação de histórias Sobre José de Anchieta, com Pedro Lodi.

No domingo (04), o hip hop abre a noite com o show Juntas Respiramos, com o grupo Melanina MCS. Depois, Lou realiza a apresentação Faces de um Ciclo.  Na sequência, o Grupo Árvore com o espetáculo Azul. Fechando a noite, a dança toma conta do palco virtual com a Inumeráveis, da Companhia InPares.

 

Santa Teresa

Na terceira semana, a Microrregião Central Serrana recebe a programação do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, e Santa Teresa é a cidade sede do projeto. Quem abre a programação na sexta-feira (09), é o Coletivo Forseti, com o espetáculo Dom Gatão e Dom Ratinho. Na sequência, a música dita o tom com Capitão Morgan e o show O Agora. Depois, Fepaschoal toca as músicas do EP Sessões Monazitas Episódio 02. Fechando a noite, o cantor Dan Abranches.

No sábado (10), quem abre as apresentações é Anderson Paiva com Brasil Afro Mandingue. Depois o Casal Galli realiza a contação A História Da Kizomba no Espírito Santo. Na sequência é a vez do Afros em Ação. Fechando a noite, o DJ Jone BL e o show Rap Capixaba.

No domingo (11), o público vai poder conferir a atração circense Natiane e sua Trupe.  Depois, Fernanda Lima e Vinicius Moraes apresentam o show Elas em Seu Cantar. Na sequência, Gabriela Moriondo e Maicom Souza, trazem a dança com o espetáculo Cyber. Encerrando a terceira etapa do evento, a contação A História do Macramê e os Seus Usos na Atualidade, com o Arte e Nós.

 

Conceição da Barra

Na quarta semana, a Microrregião Nordeste recebe a programação do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, e Conceição da Barra é a cidade sede do projeto. Quem abre a programação, na sexta-feira (16), é o Circo Chayanne com o espetáculo Levando Alegria. Depois é a vez de Raya e o show Sou Meu Primeiro Amor. Na sequência, acontece a contação de histórias 1, 2, 3: Era uma Vez!, com Kika Amorim. Fechando a noite, o hip hop de Adikto e o Lado Esquerdo da Força.

No sábado (17), a Companhia Fantasia de Artes Cênicas abre a programação com a contação de histórias Criquinim e a Fincada do Mastro. Depois o Instituto Cultural Tambor de Raiz apresenta o espetáculo teatral Caburé.  E a música fecha a noite com as apresentações de Jr. Bocca e, na sequência, o show Voz, Percussão e Violão, de João Bernardo.

O domingo (18), abre com a contação de histórias Alfinetando Ideias, com Figurina. Na sequência, o público vai conferir a performance Poeme-se, com Camila Honório. Depois o Grupo Árvore e a Jujuba Produções apresentam América Dois. Fechando a noite, Alex Emissário e Darua.

 

Vila Paixão

Na quinta e última semana, a Microrregião Noroeste recebe a programação do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, e Vila Pavão é a cidade sede do projeto. Quem abre a programação da sexta-feira (23), é a atriz e escritora Lilian Menenguci, com a contação de histórias Conta, Conta! Na sequência, é a vez da apresentação musical do UP Pomerisch. Depois o grupo Lapidando Diamantes apresenta o espetáculo Berimbau Chamou Você. Fechando a noite, a banda Fio de Lira com o show Cantadeiras.

No sábado (24), quem abre a programação é a contação de história Percussão, Ritmos e Instrumentos, com Guilherme Irie. Na sequência, Augusto Gauveias apresenta a contação Arteiros, Histórias Musicadas. Depois, a música pede passagem com as apresentações de Akilla, com o show Maiores Sucessos, e Afcria com a apresentação Consciência Elevada ao Vivo.

Fechando o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, no domingo (25), Marcelo Ribeiro e Banda B, com o show Bailinho. Na sequência, o Grupo Estripolia com o espetáculo Estripolia em Casa.  Depois é a vez de Marcelo Oliveira – Belas Artes – Projetos Culturais – com a performance Depois Do Caos A Gente Se Encontra Performance. Fechando a programação a contação de histórias de César Baptista.

 

Galerias On-line

Além das apresentações culturais, a partir do dia 22 de junho, entram no ar as Galerias On-line. O projeto apresenta o trabalho dos artistas visuais Andreia Falqueto, Hélio Coelho, Kika Carvalho, Luciano Feijão e Orlando da Rosa Farya e conta com a curadoria de Lucia Caus. Cada artista apresenta um recorte do seu trabalho, em exposições individuais, que serão exibidas gratuitamente em formato on-line no site da Galpão Produções (https://galpaoproducoes.com.br).

 

  

Andreia Falqueto apresenta a série Transición, que marca sua volta ao desenho. Já Hélio Coelho traz para sua exposição on-line as obras que fazem parte do acervo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e compreendem os anos de 1980 e 2000. Kika Carvalho apresenta as pinturas da série Encontro, realizadas na residência do Goethe Institut – Bahia, em novembro de 2020, além de trabalhos recentes. Luciano Feijão traz a exposição Antianatomia que aborda pautas etnico-raciais como estratégia de esistência no campo da arte, Orlando da Rosa Farya e a série de imagens Latitude L. Dividindo sua produção entre Brasil e Portugal, Lando exibe fotos feitas na margem sul da bacia do rio Tejo nas imediações de Lisboa.

“As exposições em formato on-line são uma oportunidade de ampliar ainda mais o alcance do trabalho de artistas que construíram sua história no Espírito Santo. São profissionais que apresentam obras em diferentes suportes e temáticas, que dialogam de forma lúdica e objetiva com o mundo contemporâneo” disse Lucia Caus.

 

Formação

O projeto Cultura em Toda Parte – Módulo Norte também contemplou 30 atividades de formação na sua programação. Entre os dias 25 de maio e 08 de junho, aconteceram 18 oficinas e 12 palestras, gratuitas e on-line. As inscrições para participar das atividades de formação foram realizadas entre os dias 12 e 22 de maio deste ano, de forma gratuita, via formulário do Google. As formações abordaram diversas áreas e assuntos, com foco na cultura, como Audiovisual, Literatura, Tecnologia, Interpretação, Fotografia, Música, Teatro, Gastronomia, Cultura Afro, Dança, Artesanato, Direito Autoral, Cultura Popular, Marketing, Fake News, Políticas Públicas.

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

 

CULTURA EM TODA PARTE – MÓDULO NORTE

25 DE JUNHO A 25 DE JULHO

ONLINE E GRATUITO

 

Vitória

Sexta-feira (25/ 06)

A partir das 18 horas

– Gab Kruger – Contos de Encantar
– Tria – Projeto a Tria
– Encontro de Gerações do Choro Capixaba – Raimundo Machado e Convidados
– Tunico da Vila – Salve a Batucada, Salve o Samba

Sábado (26/ 06)

A partir das 18 horas

– Samir Lima – Lendas Capixabas Cantadas
– Monique Rocha – Sou Negra
– Roberta de Razão
– Companhia Flores Nômades de Teatro – Flor de Cactus

 Domingo (27/ 06)

A partir das 18 horas

– Ana Paiva – Dançando Histórias

– Bárbara Grecco – Lançamento do Álbum Atraverso
– Manfredo – Canções de Afeto

Afonso Cláudio

Sexta-feira (02/ 07)

A partir das 18 horas

– Soca, Associação Sociedade Cultura e Arte – Quando Acordar a Cidade
– A Sofista – Conversações
– Vivian Cunha – Corpo Memória
– Jean e Paulinho – Violão Capixaba

Sábado (03/ 06)

A partir das 18 horas

– Banda Afrozumba – Negras Memórias
– Emerson Xumbrega e Banda – Roda de Samba de Bamba
– Carlinhos Rocha – Carlinhos Rocha For Home
– Pedro Lodi – Sobre José Anchieta

Domingo (04/ 06)

A partir das 18 horas

– Melanina Mcs – Juntas Respiramos
– Lou – Faces de um Ciclo
– Grupo Árvore – Azul
– Companhia In Pares – Inumeráveis

Santa Teresa

Sexta-feira (09/ 07)

A partir das 18 horas

– Coletivo Forseti – Dom Gatão e Dom Ratinho
– Capitão Morgan – O Agora
– Fepaschoal – Sessões Monazitas Episódio 02
– Dan Abranches

Sábado (10/ 07)

A partir das 18 horas

– Anderson Paiva –  Afro Mandingue
– Casal Galli – A história da Kizomba no Espírito Santo
– Afros em Ação
– DJ Jone BL – Rap Capixaba

 Domingo (11/ 07)

A partir das 18 horas

– Natiane e sua Trupe
– Fernanda Lima e Vinicius Moraes – Elas em Seu Cantar
– Gabriela Moriondo e Maicom Sousa – Cyber
– Arte e Nós – A História do Macramê e os Seus Usos na Atualidade

 Conceição da Barra

Sexta-feira (16/ 07)

A partir das 18 horas

– Circo Chayanne –  Levando Alegria

– Raya – Sou Meu Primeiro Amor
– Kika Amorim – 1, 2, 3: Era uma Vez!

– Adikto e o Lado Esquerdo da Força

Sábado (17/ 07)

A partir das 18 horas

– Cia Fantasia de Artes Cênicas – Criquinim e a Fincada do Mastro
– Instituto Cultural Tambor de Raiz – Caburé
– Jr. Bocca
– João Bernardo – Voz, Percussão e Violão

Domingo (18/ 07)

A partir das 18 horas

– Figurina – Alfinetando Ideias
– Camila Honório – Poeme-se
– Grupo Árvore e a Jujuba Produções – América Dois
– Alex Emissário e Darua

Vila Pavão

Sexta-feira (23/ 07)

A partir das 18 horas

– Lilian Menenguci – Conta, Conta!

– Up Pomerisch
– Berimbau Chamou Você – Grupo Lapidando Diamantes
– Fio de Lira – Cantadeiras

Sábado (24/ 07)

A partir das 18 horas

– Guilherme Irie – Percussão, Ritmos e Instrumentos
– Augusto Gauveias – Arteiros, Histórias Musicadas
– Akilla – Maiores Sucessos
– Afcria – Com Consciência Elevada Ao Vivo

Domingo (25/ 07)

A partir das 18 horas

– Marcelo Ribeiro e Banda B – Live Bailinho.
– Grupo Estripolia – Estripolia em Casa
– Marcelo Oliveira – Belas Artes Projetos Culturais – Depois do Caos a Gente se Encontra
– César Baptista

 

Sobre Nós

Norte Notícias está há 10 anos online, somos a fonte confiável de notícias da região norte do Espírito Santo. Mantemos você atualizado com as principais informações locais por meio do nosso portal online e jornal impresso. Nossa equipe de jornalistas experientes trabalha para trazer reportagens precisas e análises aprofundadas. Fornecemos uma visão abrangente dos eventos que moldam nossa região. Obrigado por confiar em nós.

Contato
© 2024 Copyright: nortenoticias.net
Desenvolvido: www.slagencia.com