error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Cafeicultores capixabas participam da Semana Internacional do Café 2019


Principal evento nacional e um dos maiores do mundo, a Semana Internacional do Café 2019 (SIC) acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A semana conta com extensa programação de conteúdo, maior feira do setor e um concurso de café que os produtores capixabas conhecem bem.

Em 2018, dois produtores do Espírito Santo levaram a premiação do concurso Coffee of The Year (COY), que elege os os melhores cafés arábica e conilon (canéfora) do Brasil. Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica, e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui/ES, ganhou na categoria café conilon.

Para este ano, produtores, associações e cooperativas de todo o Estado estão se articulando para fazer bonito e trazer os prêmios para terras capixabas novamente.

Durante a SIC, haverá uma ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

A Semana Internacional de Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Por três dias, produtores, torrefadores, classificadores, baristas, especialistas e consumidores conhecerão as novidades do mercado.

Estande capixaba na SIC

O Espírito Santo terá um estande de 160 metros quadrados na SIC 2019, com o objetivo de expor os cafés capixabas e suas Indicações Geográficas (IG), além de realizar negociações e cuppings.

A área destinada à cafeicultura capixaba é um local que engloba iniciativas públicas e privadas, envolvendo os grandes representantes do setor cafeeiro capixaba.

Conheça alguns dos destaques da Semana Internacional do Café 2019

– Exposição de Produtos e Marcas

A plataforma de negócios para o mercado de cafés possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2018 foram 160 empresas expositoras, que atraíram 20 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 42 milhões em negócios iniciados no evento.

– DNA Café 2019

Simpósio com encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores e mediadores.

– Fórum da Cafeicultura Sustentável 2019

Reúne os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.

– Campeonatos Nacionais de Barista

Competições nacionais entre os melhores profissionais do setor apresentam as tendências no preparo de café, de bebidas à base de leite e de drinques com espresso. Os baristas e provadores – como elo que são entre a produção e o consumo do produto – realizam apresentações e são avaliados por juízes experientes da área. Os melhores pontuados vencem os campeonatos e tornam-se representantes do Brasil nas categorias internacionais. Em 2019 seremos sede de três competições: Campeonato Brasileiro de Barista (espressos, bebidas à base de leite e drinques com café), Campeonato Brasileiro de Brewers (Preparo de Café) e Campeonato Brasileiro de Cup Tasters (Prova de Café).

– 9º Encontro Nacional IWCA Brasil

A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo. A Aliança é formada por representantes de diversos estados brasileiros que atuam na agroindústria do café, como cafeicultoras, empresárias e baristas.

– Cafeteria Modelo

Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros, sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.

– Torra Experience

Espaço com abordagem de diversos temas sobre torra do café, desde mercado e tendências até curvas e perfis na prática. São cursos e experiências in loco voltados para produtores, mestres de torra, classificadores e baristas, ministrados por profissionais do setor com o objetivo de aprender e trocar mais sobre essa ciência tão importante para a qualidade final do produto.

– Pátio do Produtor

Novidade de 2019, este espaço exclusivo conta com exposição de máquinas e implementos agrícolas, focado no que mais o produtor necessita para ter uma colheita e uma pós-colheita com qualidade, inovação e tecnologia. Com estrutura moderna apresentará aos visitantes o que há de mais novo em maquinários. O mundo agrícola estará ainda mais presente durante a SIC.

– Encontro de Produtores do Programa Café+Forte

Encontro promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) com produtores e técnicos participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.

– Reuniões Educampo Café

O encontro reúne técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo, programa desenvolvido pelo Sebrae. O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.

– Sala de Cupping & Negócios

Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais para a venda direta pelos produtores.

– Coffee of the Year Brasil 2019

Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra. A premiação será anunciada no dia 22 de novembro durante a Semana Internacional do Café.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe