The news is by your side.

Audiência pública debate projeto de lei que cria carteira do autista

Familiares e amigos de autistas poderão debater na próxima quinta-feira (07), às 14h, o projeto de lei do deputado estadual Gandini que propõe criar a Carteira de Identificação do Autista. O parlamentar, por meio da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, irá promover uma audiência pública para discutir a proposta, colher sugestões e aprimorar o projeto.

Foram convidados para o debate as representantes do Grupo de Apoio a Pais de Autistas Força Azul, Denys Rangel Moraes e Barbara Campos Fernandes; a diretora da Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes) e a psicanalista Kelly Christina Ferreira Lopes.

O projeto de lei apresentado pelo deputado Gandini tem como objetivo garantir o acesso gratuito ao transporte intermunicipal e o atendimento prioritário em serviços públicos e privados do estado, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

“Queremos ouvir a opinião de quem vivencia o dia a dia da pessoa autista, saber das dificuldades apresentadas e pensar, juntos, nas políticas públicas que podem ser propostas para melhorar a vida de todos”, afirma o deputado Gandini.

Para os pais de autistas, uma nova documentação estadual promete facilitar a identificação dos portadores do transtorno. Em atividades rotineiras, como passear, ir ao supermercado ou andar de ônibus, eles vivenciam uma série de constrangimentos devido à incompreensão das pessoas.

Voluntário da Amaes e Força Azul e pai de um filho de 14 anos e um enteado de 17 anos, Denys Rangel Moraes, considera de grande importância aprovar o documento, pois trará dignidade e cidadania para os autistas e seus familiares. “Essa carteira vai permitir que alguns constrangimentos e retaliações da sociedade sejam amenizados. Hoje temos que conviver com a desconfiança das pessoas e o autista tem que se adaptar a isso, sendo que, na verdade, é a sociedade quem deve se preparar para lidar com o autista”, destaca Denys.

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um conjunto de déficits na comunicação social e interação social que envolve múltiplos contextos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem alguma das formas de autismo, que são: Síndrome de Asperger, Transtorno Autista ou Autismo Clássico e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.

Serviço

Audiência Pública

Debate do Projeto de Lei que cria a Carteira de Identificação do Autista

Data: Dia 7 de novembro, quinta-feira

Horário: 14 horas

Local: Assembleia Legislativa – Plenário Rui Barbosa

você pode gostar também
Comentários
Loading...