Aderes e Ceturb-ES firmam parceria em benefício da Economia Solidária

PARCERIA entre Aderes e a Ceturb-ES foi firmada nesta segunda-feira (23).

 

Os empreendedores da Economia Solidária, Artesanato e Agricultura Familiar vão contar com um espaço fixo no terminal do Transcol de Campo Grande, em Cariacica, para comercializarem seus produtos. É o que estabelece a parceria firmada nesta segunda-feira (23) entre a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).

A assinatura do Termo de Cessão de Uso da Loja do Terminal de Campo Grande teve a participação da governadora do Estado em exercício, Jaqueline Moraes. O documento prevê que um espaço de 70 metros quadrados seja cedido para a Aderes, que selecionará, via chamamento público, empreendedores para a sua ocupação.

Para a Jaqueline Moraes, a parceria firmada entre os órgãos do Governo é fundamental para o aumento da geração de renda entre os empreendedores capixabas. “Este é um momento de muita alegria e sei que este é um compromisso proposto a muitas mãos. O espaço cedido no Terminal de Campo Grande não contribuirá apenas como divulgação dos produtos da Economia Solidária, mas será também uma grande oportunidade para a geração de renda, e de mais oportunidades para os empreendedores deste setor”, explicou.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, diz que a ação está prevista no Planejamento Estratégico da Agência. “No planejamento que fizemos no início do ano, criamos o Programa Inova Mercado, com o objetivo de prever ações para ampliação da comercialização dos empreendedores gerando, assim, mais emprego e renda. Faz parte do programa disponibilizarmos tais espaços, por meio de feiras, lojas, unidades móveis e outras soluções para ampliar a comercialização dos empreendedores das áreas de Economia Solidária, Artesanato e Agricultura Familiar”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, explicou que as tratativas ocorreram no início do ano e que a desburocratização de processos foi um dos fatores fundamentais para a viabilização da parceria. “Esta é uma demanda antiga. Quando a Aderes nos procurou para apresentar essa necessidade, prontamente atendemos, e colocamos à disposição o segundo maior terminal do sistema Transcol para a comercialização dos produtos. Ficamos felizes por poder trazer mais essa contribuição para a sociedade”, disse.

A conselheira da Economia Solidária, Leonora Moll, destacou em seu discurso que os empreendimentos do setor são formados, em sua maioria por mulheres. Para ela, a assinatura do Termo de Cessão na presença da governadora em exercício aumenta a visibilidade e credibilidade deste grupo. “É uma honra iniciarmos esta parceria no município que é a ‘casa’ da governadora, em Cariacica. Jaqueline, assim como nós empreendedoras da Economia Solidária, é uma mulher de fibra e sabe das dificuldades que enfrentamos todos os dias para dar voz ao nosso trabalho. Este espaço no terminal sempre foi o nosso sonho e temos certeza que vamos unir ainda mais os empreendedores da Grande Vitória”, enfatizou.

Para o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a parceria atende a uma reivindicação antiga desses empreendedores: “Esse espaço fixo para a comercialização de produtos nos terminais é um desejo que eles nutrem há tempos, e que será atendido via parceria com a Ceturb para disponibilizar loja no terminal do Transcol”, disse.

O primeiro espaço será instalado no terminal de Campo Grande. “Após a assinatura, a Aderes vai realizar as adequações da loja e um chamamento público tanto para a gestão do espaço como para a sua ocupação”, explicou Tofoli.