The news is by your side.

Acervo de arte sacra do Espírito Santo em exposição virtual

A exposição faz parte do projeto cultural de “Atualização do inventário do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória”.

 

Parte do maior acervo de arte sacra do Espírito Santo está em cartaz até o dia 12 de agosto, com a exposição virtual “Reencontro com a Fé”. Ao todo, são 39 fotografias de peças sacras contidas no catálogo “Acervo de arte sacra: Museu Solar Monjardim”, coordenado pela professora Fuviane Galdino Moreira. A curadoria da exposição foi realizada por Attílio Colnago Filho, Fuviane Galdino Moreira e Luiz Marcello Gomes Ribeiro. As imagens das peças selecionadas são da autoria do fotógrafo e jornalista Gabriel Lordello.

Acesse a exposição virtual AQUI.

A exposição faz parte do projeto cultural de “Atualização do inventário do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória” e foi contemplado pelo Funcultura, no Edital de Inventário, conservação e reprodução de acervos da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).

A mostra está organizada em seis temas: “Títulos de Maria”; “Sant’Anna”; “Paixão de Cristo”; “Mártires do Cristianismo”; “Devoções populares”; e “Franciscanos”. Entre as peças estão imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Penha, Sant’Ana, Santa Luzia, Deus Menino, Jesus Crucificado, São João Batista, Santa Rosa do Viterbo, Nossa Senhora do Rosário, São Cosme e Damião, Santo Antônio e outros.

O conjunto sacro é composto por 360 peças no total, guardadas no Museu Solar Monjardim. O artista plástico e especialista em Conservação Attílio Colnago, a professora, pesquisadora e doutoranda em Artes Visuais pela UFRJ Fuviane Galdino Moreira e a conservadora Thais Gontijo Venuto foram os responsáveis pelo processo de atualização da inventariação, a catalogação e a higienização das peças do acervo.  As peças pertenciam ao Museu de Arte Religiosa, que funcionou de 1945 a 1966, na Capela Santa Luzia, no Centro de Vitória. Depois, o conjunto sacro foi levado para o Museu Solar Monjardim.

Parte do acervo foi restaurado pelo Núcleo de Conservação e Restauração da Universidade Federal do Espírito Santo (NCR/Car/Ufes), quando o órgão era coordenado pelo professor Attílio Colnago Filho. Além da mostra fotográfica, o projeto traz quatro minipalestras sobre o processo de execução desse trabalho de preservação da arte sacra capixaba, que estão disponibilizados AQUI

você pode gostar também
Comentários
Loading...